Wednesday, June 8, 2011

Caldo de Frango (Basico para tudo)

Há um tempo atrás, o sr. marido era o responsável por comprar os mantimentos no supermercado. Logo após o nascimento da Sofia e quando começamos a fazer as papinhas para ela, ele começou encanar com algumas coisas.

No começo, não dei importância, achando que logo esta fase passaria... Mas, o cerco foi aumentando. Ele começou a olhar os rótulos das embalagens de todos os produtos e comparar a quantidade de sódio entre os produtos. Até aí, acho que é uma atitude saudável. O ponto crucial foi quando passou aos caldos industrializados (carne, frango, legumes). Ele começou a ficar espantado com a quantidade de sal utilizada nestes condimentos e começou a não comprar.

Um belo dia ele me disse: 
- "Má, é difícil fazer caldo de legumes, frango em casa??", resposta:
- "Não, não é... É fácil, só temos que comprar os ingredientes.."
- "Então, eu NÃO vou comprar mais caldos industrializados pela quantidade de sal que as empresas empregam. Por favor, comece a prepará-los em casa. Acho que será mais saudável para todos nós!".
Por incrível que pareça, se ele for ao supermercado e estiver escrito pela secretária do lar, CALDO DE X, ele não compra... Hoje, eu também não.

Deste então, eu tenho sempre preparado os caldos e congelo. Acho que ganhamos muito em saúde.. Eu sei que é muito mais prático ter um cubinho em casa e utilizá-lo.. Mas, depois deste dia, entramos de cabeça. 

Sempre preparo os caldos de legumes, pois são super práticos e versáteis, entram em qualquer receita (arroz, um cozido, sopinha, etc..). Os de frango eu também preparo com uma certa frequência.... Já fiz com aparas, com pé, com asa.. Não achei a receita ideal... Os de carne, eu fiz algumas vezes com músculo. E uso o músculo em outras preparações.

Não existe receita ideal, vi diversos livros de receita e cada um tem um item, falta outro... Hoje, eu uso o bom senso e tem funcionado. Não compro coisas que são muito caras (ex. cogumelos paris que vi em um livro), mas não deixo de incrementar sabor.

Para este caldo de frango que preparei, fiz da seguinte forma:

1 carcaça de frango
2 pés de galinha
1 tomate sem sementes, picado em cubos médios
1 cebola picada em cubos pequenos
2 dentes de alho (usei-os inteiros)
1 alho poró (use somente a parte verde)
1 cenoura em cubos médios
2 talos de salsão picados em cubos médios
alguns maços de salsinha
2 folhas de louro
1,5 litro de água
(eu tinha feito uma sopa de aspargos no dia anterior e tinha cortado aquela parte mais dura dos aspargos. Não joguei os talos fora e aproveitei para utilizar no caldo).

Modo de fazer

Coloque um pouco de óleo em uma panela grande. Quando estiver quente coloque os pés de galinha e a carcaça do frango. Quando estiverem mais fritinhos, coloque a cebola e o alho. Doure um pouco. A partir de então, entre com os demais ingredientes, sempre dando uma fritadinha (cenoura, tomate, alho poró, salsão, etc...). Coloque a água fria. De tempos em tempos, subirá uma espuma. Com uma escumadeira, vá retirando esta espuma. Quando ferver diminua o fogo e cozinhe este caldo no fogo baixo por aproximadamente 90 minutos. Desligue.
Coe em uma peneira fina e deixe esfriar. O rendimento será de aproximadamente 700 ml. Caso prefira um caldo mais leve e sem tanta gordura, quando esfriar, coloque na geladeira. A gordura do caldo subirá, e você poderá retirar com uma colher ou escumadeira.
Coloque em forminhas de gelo (por favor, use forminhas somente para este fim! Caso contrário, o gelo do refri terá gosto de gordura...). Eu gosto muito de usar estes potinhos que comprei no bairro da Liberdade. São pequenos e úteis.

OBS. Eu nunca salgo os caldos, pois prefiro um caldo neutro que possa entrar em qualquer preparação, sem brigar com um queijo forte ou com uma sopa levinha.

1 comment:

  1. Terima kasih yang amat dalam kami ucapkan kepada AKI yang telah memberikan kebahagian bagi keluarga kami…berkat Beliau saya sekarang udah hidup tenang karena orang tuaku udah buka usaha dan punya modal untuk buka bengkel skrang pun orang tuaku tidak di kejar-kejar hutang lagi…dan keluarga Kami di berikan Angka Ritual/Gaib Dari AKI yg sangat Jitu 100%dijamin tembus…hingga keluarga kami sekarang merasa tenang lagi…terima kasih AKI…Jika Anda ada yg merasa kesulitan masalah Nomer ToGEL silahkan Tanyakan Aja Pada AKI EDAN PUSER BUMI dinomer hp beliau; 0852 1796 6123 atau KLIK disini http://www.dewakayangan5.wordpress.com terima kasih,

    ReplyDelete